Carunchos


Muitos já ouviram a frase "o feijão está carunchado", na verdade os carunchos são besouros que atacam os produtos armazenados como feijão, arroz, trigo, milho, farinhas e farelos, chás e outros produtos desidratados. Infestam também produtos industrializados como massas (macarrão), rações de animais e biscoitos. A ação desses insetos nos produtos armazenados deprecia o produto qualitativamente e quantitativamente, causando perda de peso, depreciação do produto para consumo e perda do valor comercial. Esses insetos ao infestarem produtos armazenados encontram alimento fácil em quantidade e qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis. Possuem elevado potencial reprodutivo e alta capacidade adaptativa. Os carunchos são divididos em dois grupos:

a) Pragas primárias: o adulto rompe a película protetora do grão e deposita um ovo no interior do mesmo. A larva eclode e se alimenta no interior do grão e só o deixam quando atingem a fase adulta. Como exemplo temos o caruncho do milho e do feijão.

Foto 1. Caruncho do Milho. A foto mostra o estrago característico no grão de milho e o inseto..

carunchomilho.jpg (22547 bytes)

 

Foto 2. Caruncho do Milho. 

 

Foto 3. Caruncho do Feijão.

© Pragas on-line

b) Pragas secundárias: se alimentam da parte externa do grão ou quando danificados pelas pragas primárias. Infestam farelos, farinhas e rações. A fêmea deposita seus ovos externamente ao substrato, as larvas eclodem desenvolvendo-se livremente ou internamente no grão.

São conhecidas cerca de 600 espécies de besouros (coleópteros) infestando produtos armazenados. As larvas em muitos casos são as responsáveis pelos danos ao produto, uma vez que em muitas espécies o adulto não se alimenta.

Produtos para controle de carunchos:
- ACTELLIC 500 CE
- SYNGENTA
- BERGARD - BEQUISA

Veja mais destaques clicando abaixo: